No dia 26 de agosto de 2020 celebrou-se 40 anos de sua Zona Econômica Especial. Se medirmos pelo PIB, Shenzhen cresceu o equivalente a 10.000 vezes (!) neste período.

Shenzhen é a terceira maior cidade em escala econômica da China, depois de Xangai e Pequim. É o maior polo de inovação de hardware do mundo. Também conhecida como a “Silicon Valley” chinesa, seu PIB ultrapassou o de Hong Kong em 2018. É o atual centro econômico da famosa “Greater Bay Area”, composta também por Cantão-Hong Kong-Macau.

De acordo com a Caixin Media, 96% das empresas em Shenzhen são empresas privadas. As empresas estatais têm uma presença marginal em seus setores competitivos. Ainda, quase 50% dos pedidos de patentes globais da China foram originados em Shenzhen em 2016.

O Bureau de Estatísticas de Shenzhen 2019 afirma que existem 159 empresas para cada 1.000 residentes permanentes. De acordo com Shirley Yu, isso equivale a um empresário a cada 10 pessoas em média, tornando Shenzhen a cidade mais empreendedora da China.

Entre para a comunidade Foreseekers

E receba nossos últimos artigos direto do futuro.